Pronatec é Remunerado? Veja como se inscrever

O Pronatec é um programa cujo intuito é possibilitar o acesso das pessoas de baixa renda ao Ensino Técnico profissionalizante de forma gratuita. Muitas pessoas têm dúvidas e querem saber se o Pronatec é remunerado. Hoje vamos falar sobre esse assunto e você vai entender se o Pronatec é remunerado ou não.

Pronatec-É-Remunerado?

Pronatec É Remunerado?

Muitos brasileiros ainda encontram dificuldades para poder estudar e entrar no mercado de trabalho. Algumas instituições de ensino privado ainda abusam dos valores das mensalidades e as instituições públicas possuem o vestibular como porta de entrada.

Graças a uma iniciativa do Governo Federal, diversas bolsas de estudos integrais são distribuídas nas instituições de ensino parceiras do programa para as pessoas que atendem aos requisitos exigidos. Saiba como funciona e como participar do Pronatec 2018.

Requisitos e Modalidades do Pronatec

As bolsas de estudos distribuídas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego são divididas entre as modalidades oferecidas pelo programa.

Poderão fazer a inscrição no programa e concorrer a uma das centenas bolsas de estudos integrais oferecidas todos os alunos que estão cursando ou que já concluíram o Ensino Médio.

Terão prioridade na disputa da vaga todos os alunos que estudam ou já se formaram na rede pública de ensino. Não será cobrado absolutamente nenhum centavo do bolsista. Todo o material e as mensalidades serão custeados pelo Governo Federal.

As modalidades oferecidas pelo Pronatec são:

  1. Cursos de Qualificação Profissional
  2. Cursos Técnicos Profissionalizantes

Os cursos técnicos são divididos da seguinte maneira:

  • Curso Técnico Concomitante – Destinado aos alunos que estão cursando o Ensino Médio;
  • Curso Técnico Subsequente – Destinado aos alunos que já concluíram o Ensino Médio;
  • Curso Técnico Integrado – Destinado aos alunos que gostariam de cursar o Ensino Médio junto com o Ensino Técnico.

Em Quais Benefícios o Pronatec é Remunerado?

Muitos estudantes ou até mesmo quem já se formou tem uma dúvida enorme e querem saber se o Pronatec é Remunerado igual outros programas do Governo.

A resposta é não. O Pronatec não é remunerado, ou seja, o estudante não receberá nenhuma quantia em dinheiro, a não ser em alguns casos onde existe o pagamento de um auxílio para transporte e lanche.

Muitos candidatos acham que as remunerações do Pronatec são parecidas com as remunerações de um Jovem Aprendiz. Entenda que esses são dois programas completamente diferentes!

No Pronatec, o cidadão ganha uma bolsa de estudos integral para estudar e se formar no Ensino Técnico. A situação é diferente do programa Jovem Aprendiz, que proporciona a entrada de jovens no mercado de trabalho sem precisar ter experiência profissional e paga a eles um salário e benefícios como a outros trabalhadores.

Agora que você entendeu a diferença e solucionou a dúvida se o Pronatec é remunerado ou não, que tal aprender a fazer a sua inscrição?

Veja Como Fazer a Sua Inscrição no Pronatec

O Pronatec ainda não tem um sistema de inscrições unificado, portanto, é preciso consultar a disponibilidade de vagas e inscrições diretamente nas instituições de ensino parceiras.

As instituições de ensino parceiras são:

  • CEFETS, Universidades Federais, Institutos Federais, Escolas Técnicas Federais;
  • Instituições públicas de ensino (estaduais e municipais);
  • Instituições do sistema S de ensino (SESI, SENAC, SENAT, SENAR e SENAI);
  • Instituições de Ensino Profissional habilitadas e autorizadas pelo MEC;
  • Instituições de Ensino Superior que ofereçam bolsas na modalidade técnica.

Você também poderá consultar mais informações sobre vagas abertas nesse site

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...