Diferença Entre Pronatec, Sisutec e PSG: Entenda aqui

Estudantes e até pessoas que já concluíram os estudos ainda ficam na dúvida e querem saber a diferença entre Pronatec, Sisutec e PSG. Atualmente existem diversos programas que oferecem cursos gratuitos para pessoas de baixa renda. Entenda a diferença entre Pronatec, Sisutec e PSG e candidate-se!

Diferença Entre Pronatec, Sisutec e PSG

Diferença Entre Pronatec, Sisutec e PSG

 

Diferença Entre Pronatec, Sisutec e PSG

Você, que ainda está estudando ou que pretende estudar, já deve ter ouvido falar sobre alguns programas do Governo que oferecem bolsas de estudos integrais. Programas como o Pronatec, Sisutec e PSG são comuns na conversa de quem vai prestar a prova de algumas instituições de ensino.

Hoje você vai entender como esses programas funcionam e qual a diferença entre eles. Continue acompanhando nossas informações e se prepare.

 

Entenda a diferença entre o Pronatec e o Sisutec

Muitos ainda têm dúvidas e querem saber as diferenças entre o Pronatec e o Sisutec.   

Pronatec ou Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico é um programa criado pelo Governo Federal que existe há mais de 5 anos. Este programa tem como principal objetivo oferecer o maior número de vagas gratuitas nas escolas de Ensino Técnico Profissionalizante.

Os alunos que são escolhidos no processo de seleção e ganham uma das bolsas de estudos integrais no programa realizam o seu curso em uma das instituições de ensino parceiras que podem ser escolas públicas estaduais, federais e municipais, escolas do sistema S como o SENAI, SENAT, SENAC e SENAR e algumas instituições de ensino superior que ofereçam cursos técnicos.

Sisutec nada mais é do que o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica. Esse sistema informatizado foi criado também pelo Governo Federal e é uma das maneiras de ingressar no Pronatec. As instituições de ensino públicas e privadas oferecem vagas gratuitas em diversos cursos.

Os candidatos só poderão se inscrever no Sisutec se tiverem a nota do ENEM. É como se o Sisutec fosse um vestibular de entrada dos candidatos ao Pronatec.

Diferente do Sisu, o Sisutec oferece apenas cursos de nível técnico.


Quem pode se inscrever no Pronatec?

O sistema de inscrições no Pronatec não é unificado. As vagas são abertas pelas instituições de ensino parceiras e os critérios de seleção são elaborados por eles mesmos.

As prioridades de atendimento do programa são os alunos da rede pública de ensino que estejam cursando o Ensino Médio ou o EJA, trabalhadores e beneficiários de programa de transferência de renda e estudantes que tenham concluído o Ensino Médio na condição de bolsistas integrais em instituições privadas.


Entenda o que é o PSG

Em meio a tantos programas diferentes que oferecem bolsas de estudos integrais surge o PSG, que significa Programa Senac de Gratuidade. 

Este programa oferece cursos gratuitos de altíssima qualidade para a população de baixa renda.

Estas bolsas são oferecidas exclusivamente pelo SENAC graças a uma parceria feita entre a instituição e o Governo Federal. O intuito da oferta dessas bolsas é propiciar a entrada de mais cidadãos no mercado de trabalho através dos estudos.

Quanto mais preparado estiver o candidato, melhores chances ele terá.

Agora que você já conhece as diferença Entre Pronatec, Sisutec e PSG, pode fazer a melhor escolha. Bons estudos!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...