Como ser Professor do Pronatec: Inscrições, Edital

Na matéria de hoje você vai saber como ser professor do Pronatec e quais os procedimentos necessários para participar do processo seletivo. São muitas vagas e os benefícios são bem atraentes. Se você possui formação no Ensino Superior e tem interesse em saber como ser professor do Pronatec, saiba mais a seguir.

Como ser Professor do Pronatec

Como ser Professor do Pronatec

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), além de oferecer diversas oportunidades para as pessoas que tem interesse em cursar o Ensino Técnico gratuitamente, também oferece diversas oportunidades no mercado de trabalho para os docentes que queiram lecionar.

As vagas se dividem entre cursos do Ensino Técnico, Qualificação e Formação Inicial e Continuada. Continue acompanhando as informações a seguir e faça as inscrições PRONATEC online.

Edital e informações de como ser Professor do Pronatec

Para saber quais são as vagas oferecidas é necessário consultar o Diário Oficial do seu estado. Todas as informações sobre os cargos estão contidas nesses editais.

Recentemente, no Diário Oficial da Paraíba, foi publicada a abertura de 555 vagas de emprego para docentes no Pronatec.

As vagas dividem-se em 21 oportunidades para professores de cursos de qualificação profissional e formação inicial e continuada e 534 vagas para professores dos cursos técnicos de nível médio.

A carga horária de trabalho varia entre 800 e 1,2 mil horas para cursos técnicos e 160 horas para cursos de qualificação profissional.

 


Qual o valor da remuneração para os Professores do Pronatec?

Muitas pessoas ficam interessadas no cargo, mas ainda tem muitas dúvidas de como ser Professor do Pronatec e qual é a remuneração oferecida.

A remuneração para os professores do Pronatec costuma ser bem atrativa, sendo uma das maiores da rede pública de Ensino Médio.

Para saber qual o valor dessa remuneração, os candidatos precisam também consultar o Diário Oficial do seu estado e as secretarias das escolas parceiras.

Como exemplo vamos citar também o estado da Paraíba onde a remuneração fica entre R$ 35,00 a R$ 50,00 a hora aula.

Essa remuneração varia de acordo com o grau de títulos dos candidatos que pode ser de professor, tecnólogo e doutor.

Como é feito o pagamento dos professores?

Nos casos de bolsa-formação, os pagamentos são feitos e calculados a partir do valor hora-aluno. Esses valores são pagos diretamente para a instituição de ensino que tem a função de repassar esse dinheiro.

O valor de remuneração dos professores é repassado pelo FNDE para as instituições. Essas instituições determinam como o pagamento será feito.


Inscrições para Docentes no Pronatec

Como já foi dito, as inscrições do Pronatec são divulgadas por meios de editais, então você deve ficar atento.

As instituições de ensino federal, estadual e de tecnologia são as que mais abrem vagas para docentes, além das escolas parceiras do sistema S, SENAI, SESI, SENAC e SENAT.

Você poderá visitar o próprio site do Pronatec para verificar a disponibilidade de vagas.

Para os cargos de docência, são exigidas algumas formações específicas nas seguintes áreas:

  • Enfermagem;
  • Fisioterapia;
  • Direito;
  • Entre outras.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...